Leitura Recomendada – UNPOL (Polícia da ONU)

LIVRO (S):

 

1. Sierra Romeo 8 – Uma Aventura na África.

“É uma obra de aventura que traz a graça e elegância de uma trama ficcional, baseada em fatos reais, contando a participação de policiais militares brasileiros no processo de reconciliação e retorno à razão de um país, em meio a um cenário de guerra. A obra é um relato multidimensional que flui desde variados personagens e situações, marcados por um gradiente de emoções que vai do cômico ao trágico, passando pelo hilariante. A obra inclui desde a logística da preparação, viagem e chegada, passando pela adaptação ao local da missão e exercício das funções no “teatro de operações”, até o término da missão, com o repatriamento e viagem de retorno. Para os eventuais leitores, policiais ou não, seguramente este livro será uma experiência literária cativante e inesquecível, desde uma chegada ansiosa nas savanas da “Mãe África”, até um desfecho melancólico de uma despedida sob as lágrimas do adeus. O livro retrata uma missão “de paz e de vida” que, igual que em várias outras missões, vem acontecendo pelo mundo afora e marcando para sempre a coragem, o valor e a humanidade dos “UNPol do Brasil”.

Autor: Antônio Sérgio Carrera de Albuquerque Melo. Tenente-Coronel RR da PMDF. Veterano da Missão de Paz da ONU em Moçambique (1993/1994).

Ano: 2011.

Editora: Paco.

 _________________________________________________________________________

Artigos:

1) Artigo: Características e competências essenciais aos policiais das Nações Unidas (United Nations Police – UNPOL) nas Operações de Paz.

Autores: Sérgio Carrera de Albuquerque Melo Neto e Isângelo Senna da Costa. 

Publicação: Revista Eletrônica Boletim do Tempo Presente. UFRJ.

Ano: 2010.

Como citar: MELO NETO, Sergio Carrera de Albuquerque; COSTA, Isângelo Senna. Características e competências essenciais aos policiais das Nações Unidas (United Nations Police – UNPOL) nas Operações de Paz. Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 5, Nº08, Rio, 2010 [ISSN 1981-3384].

 Documento: Artigo – Caracteristicas e competencias UNPOL – SC e Senna (06JAN10)

Nota: Sérgio Carrera de Albuquerque Melo Neto é Capitão da PMDF e integrou a MINUSTAH (Haiti) entre os anos de 2006 e 2007. Isângelo Senna da Costa é Capitão da PMDF e encontra-se, desde setembro de 2011, compondo a Missão de Paz da ONU no Timor Leste.

 **********************************************************************************

2) Artigo:  A Tropa de Elite da Polícia Nacional do Haiti.

Autores: Sérgio Carrera de Albuquerque Melo Neto e Davis Heberton de Sousa. 

Publicação: Revista Eletrônica Boletim do Tempo Presente. UFRJ.

Ano: 2010.

Como citar: MELO NETO, Sérgio Carrera de Albuquerque & SOUSA, Davis Heberton de. A Tropa de Elite da Polícia Nacional do Haiti. Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 5, Nº15, Rio, 2010 [ISSN 1981-3384]

 Documento: ARTIGO – A tropa de elite da PNH (03 MAIO 10) – FINAL

Nota: Sérgio Carrera de Albuquerque Melo Neto é Capitão da PMDF e integrou a MINUSTAH (Haiti) entre os anos de 2006 e 2007. Davis Heberton de Sousa é Capitão da PMDF e também trabalhou por um ano na MINUSTAH, entre os anos de 2008 e 2009.

 

****************************************************************************** 

3) Artigo:  The PMDF and United Nations Peace Operations: A Brief History and Future Perspectives

Autores: Sérgio Carrera de Albuquerque Melo Neto e Antônio Sérgio Carrera de Albuquerque Melo. 

Publicação: Pearson Papers. Volume 13. Canada.

Ano: 2011.

Como citar: MELO NETO, S. C. A., MELO, Antônio Sérgio Carrera de Albuquerque. The PMDF and United Nations Peace Operations: A Brief History and Future Perspectives In: Pearson Papers: “Latin America and Peace Operations: Partners and Perspectives”.1 ed.Clementsport, Nova Scotia : Canadian Peacekeeping Press, 2011, v.13, p. 31-37.

 Documento:  http://www.peaceoperations.org/wp-content/uploads/2010/02/Pearson-Papers-Volume-13.pdf

 

************************************************************************************

4) Artigo:  Latin America’s Involvement in United Nations Peace Operations and Brazil’s Engagement as a Key Player.

Autores: Eduarda Hamann.

Publicação: Pearson Papers. Volume 13. Canada.

Ano: 2011.

Como citar: HAMANN, Eduarda. Latin America’s Involvement in United Nations Peace Operations and Brazil’s Engagement as a Key Player. In: Pearson Papers: “Latin America and Peace Operations: Partners and Perspectives”. 1 ed. Clementsport, Nova Scotia : Canadian Peacekeeping Press, 2011, v.13, p. 22-25.

 Documento:  http://www.peaceoperations.org/wp-content/uploads/2010/02/Pearson-Papers-Volume-13.pdf

************************************************************************************

 ________________________________________________________________________

BLOGS

1. Policiais Brasileiros em Missões de Paz (United Nations Police – UNPOL)https://missaodepaz.wordpress.com/

2. UN Police – A Polícia nas Operações de Paz da ONU – (http://unpolicebrasil.blogspot.com.br/)

Nota: Administrado pelo Capitão Marco Antonio, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, veterano da Missão de Paz da ONU no Haiti (2007/2008) e que atualmente serve na Missão de Paz no Sudão do Sul (UNMISS). 

  _______________________________________________________________________

Um comentário sobre “Leitura Recomendada – UNPOL (Polícia da ONU)

  1. Adorei o Sierra Romeo 8, virou meu livro de cabiceira nos ultimos tempos!!! Agora que terminei estou lendo outro que recomendo: Dignidade! Nove escritores vivenciam situações -limite e relatam o comovente trabalho da organização Médicos Sem Fronteiras – São Paulo: Leya, 2012.
    Bju!!!

Deixe um comentário