Oficiais da PMESP são as primeiras mulheres policiais brasileiras a integrar uma Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul

Desde a primeira participação de policiais militares brasileiros na Missão de Paz da ONU no Sudão, em 2005, o país não havia cedido efetivo feminino, o que tem sido uma questão pontual da ONU, ou seja, um maior envolvimento de policiais femininos em Missões de Paz por parte de seus Estados-membros.

Recentemente, com o estabelecimento da UNMISS, com a divisão do Sudão e com a criação do novo país, o Sudão do Sul, o Brasil acaba de enviar seu primeiro contingente de UNPOL, com 05 policiais militares, sendo composto por duas tenentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a 1º Tenente Karin e a 1º Tenente Renata.

Foto: Id funcional da Tenente PMESP Karin Lopes (Março 2012). Arquivo pessoal/F.B. Ten Karin.

As duas policiais militares brasileiras chegaram em Entebbe/Uganda para a primeira parte do Induction Training e em seguida aterrissaram na capital do Sudão do Sul, Juba, onde terminaram seu período de treinamento inicial, sendo ambas destinadas para a cidade de Malakal, capital do Upper Nile State e a segunda maior cidade do Sudão do Sul.

Foto: Tenente PMESP Karin Lopes en Entebbe/Uganda (Março 2012). Arquivo pessoal/F.B. Ten Karin.

As ilustres oficiais tem uma longa e complexa missão como Conselheiras Técnicas da ONU junto a Polícia do Sudão do Sul, onde irão atuar, principalmente, no monitoramento, treinamento e aconselhamento dos policiais locais, em parceria com policiais de outros países que integram o componente policial da ONU (United Nations Police – UNPOL) na UNMISS.

A participação das Tenentes Karin e Renata é um marco importantíssimo para o país, que ainda precisa aumentar e fomentar uma maior inclusão de policiais femininas nas Operações de Paz da ONU. Nesse caso, em particular, as policiais militares brasileiras desempenharão funções fundamentais para o fortalecimento das comunidades e instituições policiais em Malakal, contribuindo não apenas com a Missão da ONU no Sudão do Sul, mas com a imagem do Brasil e da instituição policial de origem delas, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

Toda a sorte, saúde e sucesso as nossas policiais, com a certeza de que farão um trabalho que será motivo de orgulho para seus familiares, amigos e colegas de profissão!

Sérgio Carrera

5 comentários sobre “Oficiais da PMESP são as primeiras mulheres policiais brasileiras a integrar uma Missão de Paz da ONU no Sudão do Sul

  1. Desejo boa sorte e sucesso às Oficiais da PMESP.
    E aproveito para parabenizar pelo Blog, por meio do qual consigo colher informações para acompanhar as experiências vivenciadas pelos Oficiais de São Paulo.
    Cap PMESP Salgueiro
    1ª Seção do Estado-Maior

    • Caro Salgueiro,
      Fico feliz em poder ajudar e transmitir informações importantes dos nossos policiais militares em missões internacionais.
      Grande abraço,
      Sérgio Carrera

  2. OLÁ TEN KARIN LOPES
    QUE ORGULHO EM HAVER TRABALHADO NA MESMA UNIDADE DA PM , NO COMANDO DO POLICIAMENTO DA CAPITAL DE SÃO PAULO , NO BRASIL E V~ELA REALIZANDO UM SONHO.
    AJUDAR PESSOAS ,ONDE QUER QUE SE LOCALIZEM NO MUNDO É SEMPRE UM GESTO MUITO NOBRE, TÃO NOBRE QUANTO VOCÊ.

    ENVIE NOTÍCIAS SUAS,

    MANDO UM LINK DE CLIP QUE PRODUZIMOS NO QUARTEL DO COMANDO GERAL , QUE FALA DA AMIZADE DA PM COM AS CRIANÇAS E UNINDO POVOS DO MUNDO , ATRAVÉS DO ” JARDIM DA AMIZADE”.
    UM FORTE ABRAÇO.
    SE CUIDA! ( KILL BILL ).

    http://www.policiamilitar.sp.gov.br/inicial.asp?OPCAO_MENU=VIDEOS_VIDEOS&txtHidden=424&flagHidden=D&SelAssunto=Ve%EDculo+localizado&txtPlvChave&txtPlacaVeiculo

    ROBERTO OLIVEIRA CAMPOS
    TEN CEL PM CH DA SEÇÃO DE
    COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL PM

Deixe um comentário